quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Morre patrono da pesquisa em Celulose no Brasil

É com pesar que o CI Florestas divulga o falecimento do Professor Aposentado, voluntário do Laboratório de Celulose e Papel do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, Dr. José Lívio Gomide. O velório será na Capela do Hospital São João Batista e o enterro será amanhã (31/12) às 9h na Colina da Saudade em Viçosa - MG.


Dr. Jose Lívio Gomide
Dr. José Lívio Gomide formou-se em 1965, em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Foi contratado pela Universidade Federal de Viçosa em 1966 para lecionar e desenvolver estudos na área de Tecnologia da Madeira. Em 1972 concluiu o curso de Magister of Science na University of Maine - USA, tendo concluído neste mesmo ano o "Five - Year Course in Pulp and Paper Management" pela mesma Universidade.

No período de 1975 a 1978, realizou estudos na North Carolina State University - USA, tendo recebido o título de Ph.D. por esta universidade em 1978. Atuou como professor visitante no Department of Wood and Paper Science no período de julho/1991 a janeiro/1993. Foi eleito em 2002 pela “Fellow of the International Academy of Wood Science”, sociedade internacional científica e honorífica, que elege seus membros “em reconhecimento às suas contribuições para as ciências da madeira".

Foi agraciado em 2003 pela Universidade Federal de Viçosa, com a Medalha de Ouro (Peter H. Rolfs) do Mérito em Pesquisa, em reconhecimento às suas relevantes atividades de pesquisas, que resultaram em efetiva contribuição ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. 

Em 2006, foi agraciado com o título honorífico de “Tappi Fellow” conferido a um seleto grupo de membros desta associação técnica norte-americana, em reconhecimento aos destacados serviços e contribuições prestados à associação e à indústria de celulose e papel. 

José Lívio aposentou-se em 2013, mas atuava como Professor Voluntário no Laboratório de Celulose e Papel desenvolvendo pesquisas e lecionando disciplinas de Pós-Graduação nas áreas de Tecnologia e Química de Celulose e de Qualidade da Madeira.

O Ci Florestas presta aqui sua homenagem e profundo pesar pela perda do grande amigo e patrono da pesquisa em celulose no Brasil. Descanse em paz Professor José Lívio.

Fonte: Polo de Excelência em Florestas

Nenhum comentário:

Postar um comentário