segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Equipamento deve revolucionar a técnica de mensuração florestal

Embrapa, SFB e muitas universidades já o compraram e agora é a vez das empresas o quererem

O dendrômetro ótico vai agilizar a vida de quem trabalha com florestas
O dendrômetro ótico vai agilizar a vida
de quem trabalha com florestas
A inovação da técnica de mensuração de volume dará um salto evolutivo no setor florestal com a utilização de um novo equipamento: o dendrômetro ótico digital. De acordo com o engenheiro de equipamentos Rafael Oliveira Nascimento, da Laser Tech do Brasil, com o novo equipamento será possível obter medidas de altura das árvores, diâmetro dos galhos e do tronco – tudo isso em qualquer altura.
Segundo Nascimento, o objetivo é trazer a exatidão na mensuração florestal, com resultados em tempo real. O dendrômetro ótico digital também faz cálculos relacionados ao princípio do fator de área basal (BAF). O novo equipamento deve mudar o ritmo de muitas atividades no setor florestal, principalmente porque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) já o adquiriram, além de outras universidades do país.
Localizada em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo – próximo a grandes plantios florestais-, a Laser Tech do Brasil vem recebendo muitas visitas de empresas interessadas no equipamento. "Estamos diante de uma oportunidade de mudar a técnica de mensuração da madeira. Hoje, utiliza-se a referência para diâmetro na altura do peito (DAP) e altura da árvore. Agora, podemos retirar diâmetros em quaisquer alturas", explicou Rafael Nascimento.
Fonte: Painel Florestal - Elias Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário