sábado, 23 de janeiro de 2016

AQUISIÇÃO DE TERRAS PARA FLORESTAS: MUITO CUIDADO!


Adquirir terras para formar floresta não é uma simples negociação de ajuste de valores e verificação de documentos! É,de fato,uma combinação de conhecimentos da região e experiência técnica: silvicultura, solo, clima, logística, legislação ambiental, situação fundiária, dentre outros. É, portanto, um trabalho de equipe, onde os conhecimentos se somam!
Resultado de imagem para silviculturaCom a intensa procura de terras nas novas fronteiras da silvicultura, o assunto – onde e como comprar a melhor propriedade – passou a ser discussão de rotina. Há ofertas para todos os gostos, com os mais variados preços, condições de pagamento e localização. Selecionar o que comprar passou a ser uma verdadeira ginástica, tanto pela insistência de habilidosos corretores,quanto pela atratividade das ofertas!
É importante considerar que uma compra mal feita pode prejudicar para sempre a performance do empreendimento. A silvicultura produtiva e competitiva,como todos os empreendedores desejam, pode ser inviável para determinadas regiões, em função de limitações naturais, impossíveis de serem superadas. Não há recurso financeiro que altere as características de solo, de clima e da própria planta a ser cultivada. E se essas interações não estiverem devidamente alinhadas, o empreendimento pode ser mal sucedido. Há de se conhecer os trabalhos necessários para se construir acessos para o pessoal que vai plantar e para o transporte dos diversos insumos. Esses preparativos adicionais precisam ser dimensionados para que se tenha certeza de que a aquisição da propriedade vai permitir, de fato, a formação de floresta de boa produtividade, a custos competitivos e sem dispêndios adicionais.
É importante e principalmente, nas novas regiões, que se conheçam eventuais propostas, que possam existir para criação ou expansão de unidades de proteção ambiental, áreas indígenas, quilombolas, programas de infraestrutura ou restrições fundiárias. Esse conjunto de variáveis pode valorizar o seu patrimônio ou torná-lo totalmente inviável. Adquirir propriedades para formar floresta é uma atividade especializada que demanda, acima de tudo, elevada confiança na empresa e nos profissionais responsáveis. O bom negócio não se mede só pelo valor da terra, mas pelos resultados alcançados e pelos problemas inexistentes!

Fonte: Nelson Barboza Leite – nbleite@uol.com.br
Diretor da Teca e Daplan – empresas de serviços florestais

Nenhum comentário:

Postar um comentário