segunda-feira, 6 de julho de 2015

Reflorestamento monitorado no conforto do lar

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações em prol da transparência do setor ambiental.

A Secretaria estadual do Ambiente lançou um portal e um banco de dados que permitem acompanhar as ações de reflorestamento no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações em prol da transparência do setor ambiental.
Reflorestamento poderá ser monitorado através de site.
Reflorestamento poderá ser monitorado através de site.
O Portal de Restauração Florestal mapeia as áreas que estão recebendo mudas. Dentro do portal está disponível o Banco Público de Áreas para Restauração (Banpar), mecanismo que faz a ponte entre produtores rurais que têm áreas disponíveis para restauração florestal e empreendedores que precisam de áreas para replantar e assim as compensações ambientais previstas para obter o licenciamento ambiental. Os custos do plantio e da manutenção são do empreendedor.
De acordo com o blog do portal de restauração florestal, quase 2 mil hectares de áreas disponível para restauração dentro de propriedades rurais já foram cadastrados no banco de dados. O cadastro voluntário é feito pela internet e é de graça.
A cerimônia de lançamento do portal aconteceu no auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro. “Hoje, em primeiro lugar, nós estamos atendendo uma demanda do movimento ambiental ao dar transparência aos compromissos ambientais das empresas. Vamos juntar a fome com a vontade de comer. Nós temos pequenos produtores que estão fazendo o cadastramento rural e muitos que não têm recursos para recuperar a sua APP (Área de Preservação Permanente), o topo de morro. Com esse banco nós vamos ligar o empreendedor, que fez o licenciamento e tem obrigação de restaurar, mas possui dificuldade em descobrir onde estão essas áreas, com o produtor, que tem dificuldade financeira”, afirmou André Corrêa, secretario de ambiente do Rio.
Fonte: O Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário