domingo, 20 de setembro de 2015

Abaf e Sindpacel doam 10 mil mudas de espécies da Mata Atlântica

As mudas são para a cidade de Salvador e serão distribuídas entre os dias 21 e 26 deste mês

Dez mil mudas de espécies da Mata Atlântica foram doadas pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel) para a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) da Prefeitura Municipal de Salvador. Essas mudas fazem parte do evento de plantio que a Prefeitura realiza de 21 a 26 de setembro em diversas partes da cidade.
Wilson Andrade, diretor executivo da Abaf, em palestra sobre o setor florestal
Wilson Andrade, diretor executivo da Abaf, em
palestra sobre o setor florestal
O Secretário da Secretaria Cidade Sustentável, André Moreira Fraga, agradeceu a contribuição das entidades no esforço para devolver mais arborização à cidade. “Este é um trabalho que faz parte do plano de recuperação da Mata Atlântica em Salvador. Pretendemos plantar 100 mil mudas até o final de 2016 e é muito importante poder contar com as entidades do setor florestal nesse desafio”, declarou.
“Nós temos que acordar bem, ver uma paisagem bonita que transmita saúde e bem-estar, o que se resume, sem dúvida, em sustentabilidade. Numa cidade arborizada, vive-se bem melhor. E faz parte da nossa visão contribuir com ações que tenham a ver com o meio-ambiente, com a sustentabilidade e com a multiplicação de árvores. As ações da Abaf estão muito voltadas para as regiões rurais, o que é muito bom porque descentraliza o desenvolvimento, a geração de emprego etc. Mas, pela primeira vez, temos a oportunidade de contribuir para o reflorestamento gradual, e que esperamos que seja continuado, em Salvador. A preservação faz parte do nosso negócio. As empresa do setor preservam quase 500 mil hectares de matas nativas no interior do estado e essa é uma ótima iniciativa para contribuirmos em Salvador”, declarou o diretor-executivo da Abaf, Wilson Andrade.
A assinatura do termo de cooperação de ação ambiental entre a Prefeitura Municipal de Salvador e as entidades foi realizada em 6 de agosto de 2015, durante o lançamento do Relatório Ibá 2015 e do anuário Abaf – Bahia Florestal 2015 -, que mostram um panorama completo da cadeia produtiva de base florestal no estado da Bahia e no Brasil. O evento aconteceu no edifício sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador (BA).
A Abaf e o setor de base florestal
A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana.
A Abaf representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Atualmente, a Abaf tem como associados: AEPSES, Aspex, Assosil, Bahia Produtos de Madeira, BSC, Caravelas Florestas, Copener, Emflors, Ferbasa, Fibria, Floryl, Julio Simões, Komatsu, Lyptus, Papaiz, Plantar, Ponsse, Sineflor, Stora Enso, Suzano e Veracel. A Abaf tem como meta primeira contribuir para que o setor que representa se desenvolva sobre bases sustentáveis, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social.
Fonte: Painel Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário