sábado, 2 de maio de 2015

Ripa: uma gravata feita de madeira

Criado por dois jovens de Viana do Castelo, projeto aproveita madeira e tecidos descartados.

A produção destas gravatas ainda é limitada.
 produção destas gravatas ainda é limitada.
É uma gravata única, portuguesa e 100% reciclada. O projeto Ripa, criado por dois jovens de Viana do Castelo, aproveita desperdícios de madeira e tecidos para criar gravatas originais que já chamaram a atenção de clientes estrangeiros.
Ana Rita Carvalho e Nelson Sampaio, de 27 e 25 anos respetivamente, foram convidados para um casamento no Verão de 2014 e quiseram criar um acessório diferente para esse dia especial. Assim surgiu o conceito da gravata de madeira.
A bióloga e o designer decidiram apostar neste tipo de material porque se sentirem cativados “pelas características naturais da madeira”. O desenho final deste original acessório consiste em várias peças de madeira.
No dia do casamento o acessório fez furor. "Todas as pessoas reagiram positivamente à nossa invenção e vieram falar conosco sobre a gravata, mostrando muita curiosidade”.
Os convidados presentes na festa interessaram-se pela ideia, pela forma como era fabricada, pela fonte de inspiração para realizar o acessório, entre outras questões que refletiram que o produto não deixava as pessoas indiferentes.
A partir desse dia, Nelson e Ana Rita decidiram expandir o projeto RIPA. Contataram carpintarias de Viana do Castelo da zona e começaram a produzir exemplares com desperdícios de madeira.
“Contatámos as carpintarias no sentido de adquirir material que seria, à partida, descartado. Essa madeira apresenta todas as características que necessitamos para o fabrico das nossas criações”, refere o designer Nelson Sampaio.
Foi assim que surgiu a RIPA, fazendo o nome alusão às finas ripas de madeira. “Cada peça é única, já que tiramos partido das características da própria madeira: a cor, os veios e os nós que nos permitem a criação de peças exclusivas”, contam os autores.
A produção destas gravatas ainda é limitada mas o 'feedback' tem sido muito positivo e até já há clientes no estrangeiro, nomeadamente da Suíça. O objetivo da marca não é substituir as gravatas convencionais, mas sim produzir objetos de design únicos com personalidade.
Atualmente, as gravatas são o principal acessório da marca, mas Ana Rita Carvalho e Nelson Sampaio já estão a trabalhar noutros produtos que em breve serão revelados.
Fonte: Painel Florestal

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